21.10.16

VETRINÁRIA BLOGUEIRA #2


Esta é a Jasmim, a minha porquinha mais linda!

Olá, minhas criaturas do mal!
Hoje trago-vos as primeiras respostas às perguntas que me fizeram no post anterior, sobre os vossos patudos. Espero poder ajudar!

Tenho uma pergunta muito básica, qual a melhor maneira para darmos banho ao nosso gato? É que eu nunca saio de lá sem um arranhão :D 
Por norma, os gatos não precisam de tomar banho. São animais muito asseados, e só em casos excepcionais é que é necessário enfiá-los dentro de uma banheira (se andarem a rebolar na terra, se tiverem algum problema de pele que se justifique dar banho com shampoos apropriados).
É de relembrar que a maior parte dos gatos não gosta de água, por isso é sempre uma tarefa difícil, que convém ser feita da maneira correcta desde que eles são pequenos, para não causar traumas.

- A temperatura da água tem de estar perfeita. Nada de bar banho com água muito quente ou fria. Eles vão odiar.

- Começar devagar. A tendência das pessoas é enfiar logo os animais debaixo do chuveiro ou dentro da banheira já cheia de água. Eles não gostam. Há que começar devagar, deixar cheirar o chuveiro desligado primeiro, para eles perceberem que não faz mal. Depois ligar, mas só a pingar, para eles irem cheirando e lambiscando. O importante é ir dessensibilizando e não esquecer que este e um trabalho prolongado que exige muita paciência por parte do dono.

- Toalhitas e escova. Se o bichanusco estiver pouco sujo (por exemplo só as patinhas) não há necessidade de usar a banheira. Existem toalhitas próprias para animais que podem ser utilizados para este fim. Isto aliado a uma escova é o suficiente para o animal ficar limpo e cheiroso, sem necessidade de o stressar mais do que o necessário.

Eu tenho a minha familia de patudos. Duas gatas, mãe e filha.
A minha gata mais velha, antes de ser mãe, adorava os nossos mimos, e adorava o colo principalmente, e agora ela gosta de mimos na mesma, mas não gosta do colo, não gosta nada que peguem nela. Será que é por ter sido mãe, e agora só quer dar mimo à filhota (que vai fazer 6 meses)? Eu sei que é um pergunta complicada, porque o veterinário aqui da zona, não me soube explicar a razão.
No que toca a comportamento animal, por vezes é difícil arranjarmos uma explicação, já que eles não falam connosco e não nos conseguem explicar.
Muito provavelmente deve-se ao facto de ter outro gato em casa (neste caso, a filhota). Aconteceu-me o mesmo em casa. O gato do meu colega de casa adorava mimos e dormir com as pessoas. Desde que levei a minha gatinha para lá, que o comportamento dele mudou um pouco. Continua a gostar de mimos, mas é algo mais afastado. Isto porque o gato do meu colega e a minha gata adoram-se!! Estão sempre juntos, fartam-se de brincar e dar mimos um au outro. E, enquanto estão juntos, não nos ligam nenhuma. Acho que simplesmente preferem a companhia um do outro à dos humanos.
Mas quando estão separados (quando venho a casa dos meus pais, por exemplo), a minha gata só me pede mimo e colo.

- Em relação a Tina (cadela) - tem alturas que não nos deixa dormir, durante a noite salta contra as coisas, creio que isso se dá na altura em que ela está com o periodo, tem pouco mais de 1ano e meio e chego a ficar preocupada, será que há algo que possa fazer nessas alturas?
As cadelas e as gatas não têm período, mas sim cio, que é a altura em que estão mais receptivas aos machos, e,por isso, podem apresentar comportamentos alterados: mais vocalizações, mais activas, tentativas de fugir de casa. Se realmente esses comportamentos que a Tina apresenta acontecem na altura em que ela tem o cio, tens uma hipótese: esterilização (castração). Esses comportamentos acontecem pela alteração hormonal, que acaba se o útero e os ovários lhe forem retirados.Outra vantagem desta cirurgia, é que a probabilidade de ter tumores mamários reduz significativamente, já que também dependem das hormonas produzida neste orgão.

- Em relação ao Pantufa (gato) - bem, este é todos os dias uma correria pela casa durante a noite, tem 1ano e foi esterelizado, com a indicação de que assim ficaria mais calmo... bem, acho que não resultou, que sugeres, uma vez que assim dormir é complicado :p
Compreendo a tua situação, e o mesmo se passa em minha casa com os meus dois gatos. Os gatos são animais crepusculares, ou seja, estão mais activos ao final do dia e à noite. A castração pode eventualmente tornar os animais mais pachorrentos, mas nem sempre resulta, já que muitas vezes o problema não é hormonal, mas sim comportamental (da própria personalidade). NEstes casos, aquilo que podes fazer é tentar estimulá-lo mais durante o dia (como as crianças) para tentar com que ele tenha mais sono durante a noite. Tendo apenas um ano de idade, é apenas um jovem adulto, ainda com a energia toda. Com a idade também tendem acalmar um pouco.
Outra coisa que podes tentar fazer, é colocá-lo durante a noite noutra divisão, com menos estímulos (se bem que os gatos adoram brincar com tudo).

Quais são os alimentos mais recomendados para um cachorro com gastroenterite? 
Existem rações e alimentos húmidos de várias marcas formuladas exactamente para animais com esse tipo de problema, que podes adquirir em clinicas veterinárias ou lojas para animais. Em casa, também se pode cozinhar arroz com frango, tudo sem gorduras e temperos. Agora, a parte mais importante é perceber a gastroenterite, qual a sua causa. E isso, só levando a um veterinário para realizar exames.


Espero ter ajudado!
Podem colocar todas as perguntas que quiserem na caixa de comentários, ou enviando um email!

17 comentários:

  1. Que gata linda!
    óptimos conselhos!

    ResponderEliminar
  2. Realmente tinha muitas dúvidas em relação ao assunto de dar banho aos gatos, eu quando coloco a ampola para as pulgas(mensalmente) costumo dar banho à minha gata e agora que está mais velha, dá-se melhor mas, tenho um gato que adora sujar-se mas dás-se super mal com a água, vou aplicar as tuas dicas. Obrigada! :)

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda.
      Não se deve colocar uma pipeta aos animais 48 horas antes ou depois do banho. O pêlo fica húmido e não é bem absorvido.

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Estou realmente a adorar esta rubrica! Tens que falar também dos cãezinhos :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro saber mais sobre os nossos amigos de quatro patas. A Jasmim é linda :)

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adorei, não sabia de alguns pontos. Vou mostrar isto a pessoas que têm animais, vai ajudar imenso.
    Beijinhos:)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/contornar-e-iluminar-bem-o-rosto.html

    ResponderEliminar
  6. Que bom teres criado esta rubrica! Gostei mesmo de ler. Até te queria fazer uma questão. Qual é a tua opinião acerca de higiene oral nos gatos? Sei que existe pastas próprias para eles (já ouvi falar) mas a verdade é que nunca experimentei comprar. É algo recomendado?
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. A Jasmim é linda! Cá em casa temos cinco gatos é a avó, a mãe e 3 bebés, que ainda não sabemos o sexo.
    São independentes, vivem ao ar livre, só nos pedem comida e mimo. E também temos um cão que é o snoppy.
    Beijinho
    https://maria-a-procura-de.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante desta rubrica, adoro animais e tenho alguns e é sempre bom saber mais sobre eles

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Então depois vou querer saber a tua opinião :D

    Tenho muito que dar o teu blog a ler à minha mãe :D

    NEW DIY POST | Mobile Phone Support With Corks.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Acho esta rúbrica fantástica!
    Beijinho e bom fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Por acaso nunca dei banho à minha gata :o ela como nunca sai do apartamento nunca pensei que fosse necessário...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  12. Olá Valentina... Não conhecia o teu blog... vim retribuir a tua visita... e adorei visitar-te... gostei muito dos teus post... são diferentes e essa rubrica da Veterinária Blogueira é muito boa.
    Já estou a seguir o teu blog aqui no blogger e no facebook...Se quiseres seguir-me eu ia gostar muito.
    Beijinhos grandes
    Ana Negrão Makeup

    ResponderEliminar
  13. Adorei o facto de teres criado esta rubrica. Assim qualquer dúvida que terei já sei a quem recorrer hehe :P
    Um beijinho querida*

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  14. Obrigada por teres respondido à minha pergunta! Talvez seja mesmo por isso, prefere a companhia da filha a nós!
    Beijinho

    ResponderEliminar