27.10.16

Veterinária Blogueira #3

Olá, meus lindos pecadores!
Hoje trago-vos nova rúbrica da Veterinária. Fico super feliz por vocês participarem e mostrarem tanto interesse.  É muito bom ver que as pessoas estão com cada vez com mais cuidados com os seus bichinhos. Podem deixar todas as vossas dúvidas na caixa de comentários, que responderei no próximo post.

Desta vez vou responder a só uma pergunta, já que é um tema bastante pertinente.
Qual é a tua opinião acerca de higiene oral nos gatos?

Primeiro, tenho que dizer que as patologias orais nos cães e nos gatos são bastante frequentes. A doença periodontal (inflamação da gengiva, aparecimento de tártaro e comprometimento bacteriano) é uma doença grave, que causa não só mau hálito, mas com o progredir da doença acaba também por retrair a gengiva  deixar exposto a raiz do dente, podendo levar à queda do mesmo. Para além disso, a acumulação de bactérias na boca, leva à sua passagem para a corrente sanguínea, acabando por atingir outros orgãos, como o coração, podendo levar a outro tipo de doenças.

Por isso, como podem perceber, esta é uma questão recorrente, a que os donos devem estar atentos.
Existem gatos mais predispostos a outros à ocorrência desta doença. Para prevenir que tal aconteça, os donos podem recorrer a várias soluções:

1. Escovagem dos dentes: Existem pastas e escovas próprias para os animais de estimação. Temos de ter cuidado para não dar a nossa pasta, já que tem demasiado flúor, que não deve ser engolido. Ora, como os animais não cospem a pasta como nós, depois da escovagem, convém mesmo usar uma pasta própria.
Se o animal for habituado desde pequeno, esta é uma óptima técnica a ser usada diariamente, e só funciona se for em modo preventivo. Se ele já tiver os dentes afectados, não vale a pena, até porque vai causar mais dor ao animal.

2. Alimentação: Uma alimentação incorrecta, leva rapidamente ao aparecimento de doença periodontal. Por exemplo, animais alimentados com comidas húmidas (os chamados patês) têm uma tendência muito maior a desenvolverem a doença. Se forem alimentados com comida seca (ração), devido à acção mecânica do grão a roçar no dente, a probabilidade de desenvolver a doença diminui.

3. Sticks de dentários: Em casos em que a escovagem é difícil, porque o animal não deixa, pode-se sempre recorrer a estas barras. Ter cuidado para não dar mais do que a dose recomendada, já que pode provocar alguns problemas intestinais. Esta técnica é usada nos cães.

4. Destartarização: É uma limpeza igual à nossa quando vamos ao dentista. Mas, no caso dos animais, têm de ser sedados. Isto em animais velhos ou com algum problema noutro orgão, pode não ser a melhor opção. 

5. Remoção dos dentes: Ok, esta parte parece bastante agressiva e desnecessária, certo? Mas não é verdade. Existem alguns animais que têm esta doença de forma recorrente: vão ao veterinário, que lhes dá antibótico, eles recuperam, e, uns meses mais tarde, a doença volta novamente a aparecer. Em casos destes, o aconselhado é a extração dentária. Isto porque esta doença causa bastante desconforto, dor, e em casos mais avançados os animais deixam de comer por completo. Mas não te preocupes, que os gatos adaptam-se lindamente a comer com poucos ou nenhuns dentes.

Bem, espero ter ajudado com esta parte. E já sabem, deixem todas as vossas dúvidas!


Look para o dia de hoje.
Basta clicares na imagem do produto para ires dar ao respectivo site.

7 comentários:

  1. Ótima sugestão este look!

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o look!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Achei este post super útil e adorei o look que criaste :)

    ResponderEliminar
  4. O look é lindo e perfeito por exemplo para um sábado casual! Informações para os pets em geral ;)
    xx
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  5. Adorei o look, assim como as cores!!

    http://loverofthings27.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado por responderes à minha questão! Fiquei bastante esclarecida e o post está super completo! A minha "missão" agora é mesmo encontrar uma pasta de dentes apropriada. Há alguma específica que recomendes?
    beijinhos <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar